Em nosso século, temos Benigna Consolata Ferrero, +1916. Jesus disse-lhe: “Quantas almas tu me ganhas, na América, na África, na Austrália, no mundo inteiro, mas especialmente na cidade de Turim… Quem salva uma alma, salvou a sua. E tu já me salvaste mais de um milhão”.

A mística analfabeta Maria de Valença (França), +1648, (teodidata, segundo Bremond) teve a visão de dois cortejos pelos quais devia rezar. A primeira “procissão” começava com o papa; a seguir iam os cardeais, bispos; todos em ordem hierárquica; logo depois iam os imperadores, embaixadores, duques, militares, juristas, médicos, burgueses, negociantes, artesãos, camponeses. Depois, como num toque de orquestra, a procissão se reagrupou sob o aspecto da eternidade, das necessidades espirituais: abrindo o cortejo estavam os pecadores, seguindo-se depois os convertidos, os penitentes, os inocentes, os justos e por fim, os santos.

Deus fez conhecer à vidente que contava com ela para seu apostolado, e atribuiu-lhe cinqüenta mil pecadores para converter; trinta mil penitentes para firmar na graça; quinze mil justos e doze mil santos para manter e fazer crescer na graça. Doze mil santos na lista: a proporção deve alegrar-nos. Eis a generala de um exército de cento e sete mil soldados da Igreja militante, “generala” importante.

Não sabemos o que pensar destes números. São simbólicos? Folclore religioso? Durante um exorcismo, o demônio deixou escapar que o Cura d’Ars lhe roubou oitenta mil pecadores. Num exorcismo, que o próprio santo realizou, o demônio ao fugir gritou: “Como me fazes sofrer; três como tu e estaria acabado meu reino na terra”.

Talvez calhe aqui a anedota papal do século XVI.

Bramante apresentou ao papa Júlio II os planos da nova basílica de São Pedro. Levou consigo o filho pequeno de cinco anos. Júlio II, sumamente satisfeito, mandou trazer um pequeno cofre com moedas de ouro. O papa mandou o menino tirar um mão cheia. Mas o pequeno Bramante respondeu: “Sto. Padre, tire o Senhor; sua mão é maior”.

Teologia das Realidades Celestes: Padre João beting CSsR

Anúncios