ORAÇÃO – PROBLEMA

Rezar é conversar com Deus. Pode ser feito em fórmulas fixas (oração vocal). Pode ser feita em conversação espontânea (oração mental meditação).

Meditação

Inicialmente aconselho-te tomar como base de inspiração algum texto bíblico ou ascético. É a meditação na qual, após as reflexões mentais, seguem-se os afetos da vontade ou, se preferir dizer, os afetos do coração, misturados com preces e súplicas ao Deus onipresente e onipotente.

Os afetos atingem todos os assuntos e revestem-se de todas as feições. Preferivelmente sejam atos de fé, de confiança e de amor.

Oração Afetiva

Com o tempo sobrevém certo desgosto em fazer reflexões:

a alma quer amar a Deus. Um pensamento rápido, como base mental dos afetos de amor, e já passa a alma aos afetos. Estes, variados em conteúdo, brotam do íntimo, com espontaneidade, com facilidade, dando grande satisfação à alma fervorosa. É a oração afetiva de que as obras de Sto. Afonso, principalmente suas Visitas ao, nos dão os melhores modelos.

Santíssimo. Sacramento

São os afetos de início muito variados, expressando todas as virtudes. Com o correr do tempo, mantendo-se o fervor espiritual, prevalecem os afetos de amor de Deus; e por fim, são os únicos que interessam à alma. Aliás, está bem de acordo com a tese teológica de que nossas virtudes agradam a Deus segundo o grau de amor com que são feitas. Como disse Carlos de Foucauld: “A melhor oração é aquela que contêm mais amor” (172).

 A alma quer amar e expressa seu amor a Deus sob formas várias. São afetos ferventes, veementes até, mas estão por assim dizer na superfície da alma. A contemplação infusa fará entender essa afirmação.

A oração afetiva é mais fácil à mulher. O homem aproveita mais da meditação.

Sta. Joana de Chantal conta que São Francisco de Sales aconselhou às suas filhas espirituais passar rapidamente a essa oração afetiva, sem se demorar muito nas reflexões teóricas da meditação. Corresponde mais aquela ao seu temperamento feminino. E ambas as formas de oração são fases de transição.

Teologia das Realidade Celestes: Padre João Beting CSsR

Anúncios