A Sagrada Face

Convidamos as criaturas humanas a prestar o tributo de admiração ao mais belo dos homens, o Filho da Virgem Maria. Convidamos todo o orbe e expiar os insultos que o rosto sagrado do Filho de Deus teve de suportar, da sexta-feira santa até aos dias de hoje, insultos cuja crueldade está estampada no rosto do Santo Sudário de Turim.

O convite para expiar parte de Jesus em pessoa, e traz consigo gratas promessas de amor e gratidão de graça e de glória.

1. Sta. Gertrudes de Helfta ouviu da boca de Jesus: “Os devotos da Santa Face serão transformados numa imagem viva da minha Divindade”. “Quando dois rostos se defrontam, surge um silêncio, porque duas eternidades se antolham” (Piccard).

Quanto mais se estamos diante da Face de Cristo. Os olhos são reflexos, revérberos do mistério da existência, do mistério do destino. E os olhos do Salvador refletem os fulgores da visão eterna. No fundo da alma, dizem os místicos medievais, tremeluz uma centelha divina; está gravada desde o batismo a semelhança divina, a face da eterna divindade.

No rosto de todos os santos brilha a face de Jesus, seja luminosa como o Tabor, seja purpurada como o horto das Oliveiras.

2. Sta. Matilde, a grande amiga de Sta. Gertrudes, pediu, num arroubo espiritual, por todos aqueles que adoram o doce semblante do Salvador, e Jesus afirma: “Nenhum deles ficará separado de mim”. Terá, portanto, a graça de contemplar, na glória, a Face Sagrada, por toda a eternidade.

3. Maria de São Pedro: “Nosso Senhor prometeu, aos que venerarem a Santa Face, imprimir-lhes na alma a face de sua divindade”, diz irmã Maria de São Pedro, 1844.

Como Verônica, ao enxugar o rosto de Jesus, recebeu impressa a imagem de Cristo, assim Jesus gravará em nossa alma sua Santa Face, tornando-nos semelhantes a ele.

4. “Meu rosto é como a marca, o selo da divindade, que transforma as almas cada vez e de novo na imagem de Deus”. Felizes, pois, as almas que se fazem carimbar,

impregnar sempre mais, da divindade.

5. “Por minha Santa Face fareis milagres? Para quê?

Mais vale cumprir a vontade de Deus”. “Não interessa?”

“Oh!, interessa, sim!” Veja o ponto seguinte: milagres para

converter os pecadores.

Anúncios