3. DOM TOTAL

 

Nota: Utilizamos pensamentos do belo livrinho anônimo:

 

“Dom Total”, Madrid, Ed. Coculsa, 1960. Uma jóia literária e espiritual.

 

“Que bagatela, que miséria me fizestes aqui”, exclama Isabel de Castela ao visitar uma de suas Igrejas votivas em construção.

 Ora, que São Pedro não exclame também assim ao ver-nos chegar à sua portaria: “És tu?”

 

“Entendemos a voz do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E estuantes de vida e ferventes de calor oferecemos-lhes um dia a nossa vida. Sonhávamos ser, no coração da sua Igreja, uma célula vital a oxigenar o corpo místico com seu sangue rubro. Fermento na massa que a faz levantar-se e dar bom pão”.

Muitos porém paramos a meio caminho. Enroscamos na mediocridade. Por falta de impulso, por falta de generosidade resoluta e ilimitada, por um amor comedido. Perdemos o fôlego “de tanto correr” como diz São Paulo (Gl 5,7).

 

Pede-se a entrega total e incondicional. Como disse o Pe. Lombardi: “transformação do selvagem em ser humano e do humano em divino”.

 

 

 Dom Eterno

 

“No princípio era o Dom”. A Santíssima Trindade é o Dom total. Deus Pai dá sua vida ao Filho e ambos se dão ao Dom personificado, ao Espírito Santo.

Deus Pai dá sua vida ao Filho, e vive a dar-se ao seu Filho predileto, e este por sua vez, tanto no céu como na vida terrestre, só vive pelo Pai.

O Filho, expansão, desdobramento do Pai, é da mesma natureza que o Pai, vive da mesma vida, tem os mesmos anseios, vive para dar-se totalmente ao Pai.

E este desejo condensa-se na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, Amor-Dom.

 

A Santíssima Trindade é o dogma do dom total a ser imitado pelas criaturas. Templos que somos da Santíssima Trindade, sabemos – e lástima se não o sentirmos também – sabemos que dentro de nosso coração continua a realizar-se sem cessar a mútua doação das pessoas divinas.

Com o relógio na mão podemos dizer: neste momento Deus está se dando. É o primeiro ciclo da série ininterrupta de doações no mundo criado, do Deus Criador a suas criaturas.

 

 

Teologia das Realidades Celestes

Anúncios