CAPÍTULO XVIII

Meditação l0ª : A MANEIRA DA ESCOLHA QUE A ALMA FAZ PELA VIDA DEVOTA

PREPARAÇÃO

1. Ponha-se na presença de Deus.

2. Humilhe-se em sua presença e peça seu auxílio.

CONSIDERAÇÕES

1. Imagine que te encontras outra vez a campo aberto, sozinho com teu anjo bom, e, do lado esquerdo, vê o diabo sentado sobre um grande trono muito imponente, rodeado de muitos espíritos infernais e de uma grande multidão de mundanos, que, com a cabeça descoberta, lhe rendem fidelidade, uns por um pecado e outros por outras coisas.

Olha a atitude destes desditados cortesãos de tão abominável rei, e verás como uns estão furiosos de raiva, de inveja e de cólera; outros se matam mutuamente; outros andam magros, tristes e cheios de angústia, em busca das riquezas; outros entregues à vaidade, sem nenhum tipo de prazer, que não seja inútil ou vão; outros aviltados, perdidos e corrompidos em suas brutais afeições.

Considere como todos vivem sem repouso, se ordem, sem continência; como se desprezam uns aos outros e como não se amam senão com fingida aparência. Finalmente verás uma nação infeliz, tiranizada por este rei maldito, que te dará compaixão.

2. À direita, contemple Cristo Crucificado, que, com um amor cordial, roga por estes pobres endiabrados, para que saiam desta tirania, e que os chama a si, rodeado de um grande exército de devotos, juntamente com seus anjos. Contemple a beleza deste reino de devoção.

Que lindo é ver este cortejo de virgens, de homens e mulheres mais brancos que os lírios; esta assembléia de viúvas aureoladas de uma santa mortificação e humildade!

Veja essa fileira de pessoas casadas que vivem tão docemente, unidas por um mútuo respeito que não pode existir senão graças a uma grande caridade. Veja como estes devotos sabem cuidar dos cuidados exteriores de sua casa com os da vida interior, o amor ao marido com o amor ao Esposo Celestial.

Veja-os em todas as partes, e sempre os verás com um porte santo, doce, amável, escutando Nosso Senhor no que querem introduzir dentro de seu coração. Se alegram, mas com uma alegria graciosa, amorosa e bem ordenada; se amam uns aos outros, mas com um amor sagrado e inteiramente puro. Aqueles que, neste povo devoto, estão aflitos, não se atormentam excesivamente e não perdem a paz.

Em uma palavra: contemple os olhos do Salvador que os consola, r repara como todos juntos suspiram por Ele.

3. Até agora deixou Satanás, com seu triste e desgraçado séquito, graças aos bons afetos que concebeu, mas, apesar disso, ainda não chegou ao Rei Jesus, nem te juntastes à companhia santa e feliz dos devotos, mas tem flutuado sempre entre um e outro.

4. A Santíssima Virgem, com São José, São Luís, Santa Mônica e outros cem mil, que formam no esquadrão dos que vivem no meio do mundo, te convidam e te animam.

5. O Rei crucificado te chama por teu próprio nome: «Vem, minha bem amada, vem, que quero coroar-te. »

ESCOLHA

1. Oh mundo, oh legião abominável! ; não, me verás jamais debaixo de tua bandeira; para sempre deixei tuas loucuras e tuas vaidades. Rei de orgulho, rei de infelicidade, espírito infernal, renuncio a ti e às tuas vãs pompas e te detesto com todas tuas obras.

2. E, ao converter-me a Ti, doce Jesus meu, Rei de bem-aventurança e da glória eterna, te abraço, com todas as fuerzas de minha alma, te adoro com todo meu coração, te escolho, agora e para sempre, por meu Rei, e, com inviolável fidelidade, te rendo homenagem irrevogável; me submeto à obediência de tuas santas leis e mandamentos.

3. Oh Virgem Santa, amada Senhora minha!, te escolho por minha guia, me ponho debaixo de teu ensinamento, te ofereço um particular respeito e uma reverência especial. Oh meu santo anjo!, apresente-me a esta sagrada assembléia; não me deixes até que chegue a esta ditosa companhia, com a qual digo e direi, para sempre, em testemunho de minha escolha: «Viva Jesus, viva Jesus».

INTRODUÇÃO À UMA VIDA DEVOTA – São Francisco de Sales

