CAPÍTULO XIX

COMO SE HÁ DE FAZER A CONFISSÃO GERAL

Eis aqui, pois, amada Filotéia, as meditações que se requerem para nosso objetivo. Uma vez feitas, venha, com espírito de humildade, para fazer tua confissão geral; mas te rogo que não te deixes perturbar por nenhuma tensão. O escorpião, que nos feriu, era venenoso quando nos picou, mas, uma vez reduzido à óleo, é um remédio contra sua própria picada.

Só quando o cometemos, é vergonhoso o pecado, mas, ao converter-se em confissão e em penitência, é honroso e saudável.

A confissão e a contrição são tão belas e de tão bom olor, que apagam a feiúra e dissipam o fedor do pecado. Simão o leproso disse que Madalena era pecadora, mas Nosso Senhor disse que não, e não mais falou de outra coisa mas dos perfumes que derramou e da grandeza de seu amor.
Se somos humildes, Filotéia, nosso pecado nos desagradará infinitamente, porque é ofensa a Deus; mas a acusação de nosso pecado nos será doce e amável, porque Deus é honrado nela: dizer ao médico o que nos molesta é, de certa maneira, um alívio. Quando chegas à presença de teu padre espiritual, imagina-te que te encontres na montanha do Calvário, aos pés de Jesus Cristo crucificado, destilando por todas partes seu preciosíssimo sangue, para lavar tuas iniquidades; porque, mesmo não sendo o próprio sangue do Salvador, é, contudo, o mérito de seu sangue derramado o que orvalha abundantemente os penitentes, ao redor dos confessionários. Abre, pois, bem teu coração, para que saiam dele os pecados, pela confissão, porque, conforme vão saindo, entrarão nele os méritos da paixão divina para enchê-lo de bênçãos.

Mas diga tudo simples e ingenuamente, tranquilizando de uma vez tua conciência. E, feito isto, escute os avisos e o que ordena o servo de Deus, e dê de todo coração: «Fala, Senhor, que teu servo escuta». Sim, Filotéia, é Deus quem a escuta, pois Ele disse aos seus representantes: «Aquele que a vós ouve, a Mim me ouve». Toma depois, em tua mão, a seguinte promessa, que é o arremate de toda tua contrição e que hás de ter meditado e considerado antes; leia atentamente e com todo o sentimento que te seja possível.

 INTRODUÇÃO À UMA VIDA DEVOTA – São Francisco de Sales

Anúncios