CAPÍTULO XX

PROMESSA AUTÊNTICA PARA GRAVAR NA ALMA A RESOLUÇÃO DE SERVIR A DEUS E CONCLUIR OS ATOS DE PENITÊNCIA

Eu, que subscrevo, postada e constituída na presença de Deus eterno e de toda a corte celestial, depois de ter considerado a imensa misericórdia de sua divina bondade para comigo, indigníssima e miserável criatura que ele tirou do nada, conservada, sustentada, livrada de tantos perigos e enriquecida de mercês, e, sobretudo, depois de ter considerado esta incomparável doçura e clemência, com a qual o boníssimo Deus me suportou com minhas iniquidades, tão frecuente e tão amavelmente inspirada, convidando-me à emenda, com a qual me aguardou tão pacientemente para que fizesse penitência e me arrependesse até este ano de minha vida, apesar de todas minhas ingratidões, deslealdades e infidelidades, com as quais, diferenciando minha conversa e desprezando suas graças lhe ofendi tão desavergonhadamente depois de ter considerado que, no dia de meu santo batismo, fui tão feliz e santamente consagrada e dedicada a Deus, por ser sua filha, e, que, contra a profissão que então sefez em meu nome, tantas e tantas vezes, de uma maneira tão detestável e desgraçada, profanei e violei minha alma, empregando-a e ocupando-a contra a divina Majestade; finalmente, voltando agora em mim, prostrada de coração e espírito diante do trono da justiça divina, me reconheço, acuso e confesso por legitimamente culpada e convicta do crime  de lesa majestade divina, e culpada também da morte e paixão de Jesus, por causa dos pecados que cometi, pelos quais Ele morreu e padeceu o tormento da cruz, pelo quais eu seria merecedora de estar eternamente perdida e condenada.

Mas, voltando-me até o trono da misericórdia infinita deste Deus eterno, depois de ter detestado com todo meu coração e com todas minhas forças as iniquidades de minha vida passada, peço e suplico humildemente graça, perdão e misericórdia e a completa absolvição de meus crimes, em virtude da morte e paixão do Senhor e Redentor de minha alma, sobre a qual apoiada, sobre o único fundamento de minha esperança, confesso outra vez e renovo a sagrada profissão de fidelidade feita a Deus, no batismo, e renuncio ao demônio, ao mundo e à carne, detesto suas perversas sugestões, vaidades e concupiscências, por todo o tempo de minha vida presente e por toda a eternidad. E, convertendo-me ao meu Deus, bondoso e compassivo, desejo, proponho e resolvo irrevogavelmente servir-lhe e amar-lhe, agora e sempre, dando-lhe, para este fim, dedicando-lhe e consagrando-lhe meu espírito com todas suas faculdades, minha alma com todas suas potências, meu coração com todos seus afetos, meu corpo com todos seus sentidos; prometendo não abusar jamais de nenhuma parte de meu ser contra sua divina vontade e soberana Majestade, a qual me sacrifico e imolo em espírito, para ser-lhe, daqui por diante, sempre leal, obediente e fiel criatura, sem me retratar nem arrepender-me jamais disso. Mas, ai de mim, se, por sugestão do inimigo ou por qualquer debilidade humana, chegasse a transgredir, em alguma coisa, esta minha resolução e consagração, prometo desde agora e proponho, confiado na graça dp Espírito Santo, levantame, enquanto me dou conta disso, e converter-me de novo, sem atrasos nem dilações.

Esta é minha vontade, minha intenção e minha resolução inviolável e irrevogável, a qual confesso e confirmo sem reserva nem exceção, na sagrada presença de meu Deus e à vista da Igreja militante, minha mãe, que ouve esta declaração na pessoa da qual, como ministro de Deus, me escuta neste ato.

Que seja de teu agrado, oh meu eterno Deus, todo poderoso e todo bondade, Pai, Filho e Espírito Santo!, consolidar em mim esta resolução e aceitar este meu sacrifício cordial e interior, em olor de suavidade, e assim como te complazi em dar-me a inspiração e a vontade de realizá-lo, dá-me também a força e a graça necessária para levá-lo a termo. Oh, meu Deus!, tu és meu Deus, Deus de meu coração, Deus de minha alma, Deus de meu espírito; assim te reconheço e adoro agora e por toda a eternidade. Viva Jesus.

INTRODUÇÃO À UMA VIDA DEVOTA – São Francisco de Sales

